domingo, setembro 10, 2006



Num dia, igual a tantos outros, resolvi ler as notícias de Portugal e um dos links dizia:"Nutopia, o mais jovem país acaba de ser criado", consulte: http://www.joinnutopia.com/.
Subitamente deixei de me sentir sozinho num cruzada que se vem mantendo de há alguns anos para cá: entender porque ninguém acredita que a utopia está ao alcance de qualquer um, assim como o dia de amanhã, que à medida que entramos nele origina um outro, e um outro e muitos outros amanhãs...não será essa a força da própria utopia: fazer com que se torne inevitável atingi-la para depois vermos brotar uma nova utopia, ainda mais utópica, e depois outra e assim em diante até a nossa imaginação e razão permitirem?
Neste país, a Nutopia, todos nós Nutopianos somos embaixadores (porque é nossa responsabilidade directa representar e defender todos os ideias que constroem esse nosso país). A cor da nossa bandeira é o branco: de paz, de sonho, de intemporalidade, tal como a cor do nosso voto nos nossos países de onde somos natos: branco de revolta pela “imprestabilidade” de todos os políticos e dirigentes, branco da vergonha de usarmos as mesmas cores que TODAS as ideologias crio-preservadas e partidos usam, branco da revolta silenciosa de democracias democraticamente mudas e autistas, mas também branco de esperança plena de que um dia tudo mude: que os políticos morram envenenados na própria retórica mentirosa e que deixem os sonhos de todos nós, sobretudo os mais simples, acontecerem.
Os Nutopianos recusam calar a fome em África e as soluções tão simples que se poderiam tomar para corrigir esta atrocidade. Têm coragem de apontar o dedo a uma globalização que, apesar de apaixonante e unificadora, asfixia as poucas esperanças dos países que tentam sobreviver produzindo bens agrícolas e que não os conseguem exportar devido às altas taxas que a UE e EUA decidem carregar sobre os seus produtos (a concorrência livre e agressiva é óptima...ma non troppo!).
Ao contrário de Portugal, os Nutopianos entendem que TODA a população de Nutopia deve ter uma educação de excelente qualidade ao invés de ser diplomada constantemente em ignorância compulsiva. Compreendem que a cultura, a educação e a conjunção de ambos - o espírito crítico - nascem e crescem livremente.

Grandes amigos, estou lá à vossa espera...com o meu voto em branco na mão e conto com a vossa ajuda para escrevermos todas as linhas que faltam!!!

Um beijo muito grande aos meus 3 eternos percursores da Utopia. Vocês tinham razão: ELA existe!