segunda-feira, maio 01, 2006

Sweet Recife - A Veneza do Brasil

Uma noite quente embala esta valsa meio atrapalhada de palavras. "A vida é tão rara..." sussura a música do grande Lenine, que vai moldando o compasso das idéias. É tempo de me despedir mais uma vez da acolhedora e fraterna cidade de Recife e recordar as histórias mais recentes. No dia da chegada, nada melhor do que um glorioso mergulho em águas mornas e o sentir a areia debaixo dos pés para libertar as más energias e revitalizar o Yin-Yang de optimismo. Como diria um slogan de whisky: "...so simple" - assim me parecem os pequenos grandes momentos de felicidade: praia, sol, mar, pessoas vivas, cores autenticamente assumidas - a alma agradece e o espírito renova a determinação para novas batalhas.
No dia seguinte o dever chama e é altura de ir para o Congresso de Medicina Intensiva em Olinda por entre uma chuvada memorável que quase alagou a cidade....na entrada do táxi vejo o motorista acenar uma bandeira portuguesa e logo penso, no meu pensamento mais egocêntrico: "será que o motorista me conhece, ou sabe que sou português?". A resposta, creio ter descoberto, chama-se Colonização (antagónica à colonização que nos legaram como herança) uma colonização que se alimenta de amizade, de respeito e de fraternidade. Aqui no Recife os portugueses são, ao contrário da maior parte do Brasil, vistos como investidores ou turistas que gostam de viver bem, que gostam de conversar e que em muitos casos se preocupam ou pelo menos se interessam por esta cidade de gente fantástica.Coincidência ou não, mais bandeiras, e no táxi foi possível ouvir desde GNR, João Pedro Pais até Ágata e Toni Carreira (aproveito desde já para implorar a todos os tugas-tóinos que desistam de nos querer atolar neste lodo de mau gosto da música pimba, nos 2 últimos casos!Custa-me entender por que raio alguém traz música dessa para o Brasil!!!!). Durante a viagem fiquei a saber que chamam ao Recife a Veneza do Brasil...bom...pelo sim pelo não disse-lhe que concordava, não fosse ele como os nossos taxistas do aeroporto!
Durante todo o congresso foi tempo de conhecer, observar tudo, sentir o pulsar do marketing nos olhares dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos presentes, identificar as necessidades e os benefícios procurados. Surgiram novos contactos e inúmeras veredas se abriram:potenciais novos clientes, possível design de futuros ensaios clínicos com 2 ou 3 farmacêuticas e sobretudo novos elementos para ir afinando estratégias para este novo desafio que cada vez mais se vai vestindo em verdadeira sedução. Pude comprovar que o Francisco Castro é muito apreciado na Fresenius Kabi, que a Eurofarma de Mr.Caio Finotti- o Grande é quase tão grande quanto ele, que a Sanofi-aventis, a Baxter e a Novo-nordisk poderão ser parcerias num futuro próximo, etc.
Amanhã, às 04 da manhã é tempo de despertar e partir para Belo Horizonte e no dia 03 de novo dentro de outro avião rumo a Porto Alegre. No dia 5 voarei, mesmo sem avião, para os braços da minha artista, da pintora e escultora de todos os meus sonhos - a Nessinha!!! Já espero nessa altura ter confirmada a nossa casa para os próximos anos....seguramente será um belo palácio estilo medieval, conforme prometi ao Sr.seu pai: Carlinhos, o temível pistoleiro da margem sul.
A todos vocês, espero encontrar-vos aqui em S.Paulo, em Lisboa, em Porto Côvo, no mundo ou aqui, no Vortex - um espaço só nosso.....ou não!

"A vida é tão rara...." - extasiem-se com ela!

1 Comments:

At 2/5/06 10:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É com muito orgulho que faço parte deste universo de amigos que vos adoram e que sentem a vossa falta. Graças à comunicação é possivel estarem sempre perto de nós. Vou seguir atentamente este blog e tanto eu como a mini familia Evangelista vamos estar SEMPRE presentes.

"Amigos são aquelas pessoas raras que nos perguntam como estamos e depois ficam à espera da resposta."
(E. Cunningham)

 

Enviar um comentário

<< Home