segunda-feira, junho 12, 2006

O Mundo será conquistado pelos Gigantinhos!



Antes de tudo as minhas sinceras desculpas pelo atraso em colocar novos e actualizados posts no nosso blog.
No meio de tantas e tantas viagens, de tantos e tantos problemas, há sempre tempo para surpresas deliciosas como esta que tive em Curitiba. Para quem não sabe Curitiba é uma cidade muito gostosa, com uma fragrância forte a Europa civilizada e a alma tão docemente brasileira. É a capital do estado do Paraná…e não, não é o mesmo que o Pará (estado bem diferente, ao norte do Brasil onde está provavelmente uma das piores bandas do mundo – a banda Calypso!).
Não só a cidade exala charme por todos os poros, como as pessoas são, bem ao estilo do sul do Brasil, muito educadas, atenciosas e simpáticas.
É engraçado pensar nas coincidências da vida e de como por vezes ficamos com a certeza que ela própria conspira para nos brindar com experiências tão inesquecíveis. De facto Curitiba passou a fazer parte do meu mapa geográfico quando conheci o grande Diogo Carneiro a quem a IL comprou o meu carro – na Toyota de Curitiba. Pouco tempo depois houve o congresso da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas que teve lugar em....Curitiba e obrigatoriamente tive que estar presente. No meio de tudo isto tive a oportunidade de conhecer a Veridiana Carneiro, irmã do Diogo, que está a desenvolver um projecto absolutamente arrepiante – colocar o Hospital Pequeno Príncipe e o Instituto académico associado (Instituto de Ensino Superior Pequeno Príncipe) no lugar mais brilhante da realidade brasileira. Este hospital estatal, que conta já com a marca do rei Pelé como veículo global de comunicação, assume pois a responsabilidade de tratar apenas de doentes pediátricos – verdadeiros “gigantinhos” fortes e lutadores – tentando proporcionar-lhes o que de melhor pode haver em recursos humanos e tecnológicos. Faço questão de insistir que se trata de um hospital estatal, onde num país em que condições básicas de saúde obrigam na maior parte dos casos a um plano de saúde privado. Pois bem, aproveitando a sorte que tive de visitar este fantástico hospital, fiquei verdadeiramente extasiado com o que se ia deparando diante dos meus olhos: instalações ao nível do melhor da Europa, médicos sempre prestáveis e famosos no Brasil e no Mundo, pais ao abrigo de um programa que lhes permite ficarem ao lado de seus filhotes 24horas por dia e enfermeiras dotadas de profundo humanismo e carinho lidando com crianças que tentam desesperadamente sobreviver mais um dia, mais um ano, mais uma vida…
Depois de tudo o que vi, serei sempre um fã do projecto Pequeno Príncipe, do seu lado humano e doce, da sua recusa em deixar diariamente esses meninos partirem….
Foi mais uma experiência fortíssima, daquelas que nos faz pensar em tudo, sobretudo em como o ser humano pode criar coisas belas, pode ser abnegado no trabalho em favor de quem precisa mais: as crianças que enchem as nossas vidas de sorrisos lindos, de abraços honestos e sinceros….A todas elas, as que continuam neste momento na sua luta suprema pela vida, aqui se assume mais um vosso admirador.